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Oficina de espontaneidade vocal – Liberte a sua voz!

Este workshop é destinado a quem usa a voz – como cantor, ator, professor, e todos que desejam expandir seu potencial vocal e expressividade.

Associando trabalhos vocais, musicais e corporais, este curso é composto de exercícios  práticos em 4 áreas:

  1. aquecimento vocal e consciência corporal
  2. treinamento musical
  3. repertório
  4. criatividade

Baseia-se em técnicas de exploração da performance, especialmente os materiais propostos por Kristin Linklater e Meredith Monk. Conceito base é a liberação do corpo para uma expressão vocal natural e plena de 5 oitavas de extensão, conjunta a uma expressão criativa do texto, quer seja literário, cotidiano ou musical. Cantores  e atores declamam! Todos os seres humanos são porta vozes de suas idéias: artísticas, políticas, familiares, sociais, profissionais, etc.

Ao invés de impor uma técnica vocal, o trabalho pressupõe que todos têm uma voz capaz de expressar emoções, humores, pensamentos e sons. E essa voz precisa estar conectada a sensações internas, viscerais, para dar sentido a qualquer texto em que aplique.

Conjugado `a exploração físico-vocal, há a ampliação da consciência para elementos da estrutura musical: escalas, acordes, melodias, forma, ritmo. Com exercícios de percepção musical, um mapa sonoro desses elementos vai sendo traçado. Para as explorações rítmicas, o método O Passo é condutor desses exercícios, que resgatam o pulsar orgânico através do caminhar.

Em repertório, os participantes podem aplicar todas as expansões anteriores em obras que desejem interpretar. Pode ser cantar uma canção, pode ser declamar ou recitar algum texto, pode ser interpretar algum trecho.

Fases:

  1. Ressonâncias do corpo – as 5 oitavas da voz
  2. Harmonias no ouvido – percepção musical
  3. Ritmos: pé e palmas
  4. Espontaneidade: criações e improvisações
  5. Repertório: cante, recite, declame.

 

Público alvo: todas as pessoas. Todas as idades, recomendada a divisão por faixa etária. Recomendado grupos de até 30 pessoas.

Material necessário:

  • sala com espaço suficiente para que todos os participantes deitem ao chão (presença de espelhos é bem vinda)
  • teclado
  • aparelho de som
  • microfones/ amplificadores opcional, mas recomendado.

 

Ministrante: Prof. Cândida Borges – musicista, educadora, cantora, compositora, de atuação diversa e contemporânea no Brasil e exterior. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Na área da performance, dedica-se a pesquisas em Nova York dos trabalhos de Linklater, Lucid Body e Meredith Monk. Conheça mais em http://www.candidaborges.com